A Universidade de Coimbra acaba de criar um Curso de Formação Avançada sobre a relação da China com os Países de Língua Portuguesa (CPLP), colmatando a falta de conhecimento existente nesta área. O objetivo é, por isso, explicar o funcionamento dos sistemas políticos, jurídicos e cultura empresarial destes dois mundos e a forma como eles se relacionam, fornecendo ferramentas necessárias para singrar neste contexto. As temáticas abordadas incluem a gestão intercultural, as relações comerciais, o investimento e o turismo, com particular referência à iniciativa chinesa da “Nova Rota da Seda”.

Os seminários estão organizados por módulos lecionados pelos melhores especialistas nacionais e internacionais da área, garantindo uma diversidade de perspetivas na transmissão do conhecimento. A Universidade de Coimbra oferece um ambiente único, onde estudantes do Mundo Lusófono se cruzam com os muitos chineses que aqui aprendem português, para depois trabalharem nesses países como diplomatas, tradutores ou empresários.

As aulas vão decorrer às sextas-feiras à tarde entre finais de Setembro e Dezembro e entre Fevereiro e Maio, sendo possível frequentar apenas um dos semestres. A mensalidade é de 300 Euros mas são oferecidas algumas bolsas de estudo. Mediante a existência de um número mínimo de interessados, serão organizadas visitas de estudo a instituições relevantes e uma semana internacional na China e/ou num dos Países de Língua Portuguesa. Nestes países também serão facilitados períodos de estágio em instituições relevantes.

Mais informação no site do curso A China e os Países de Língua Portuguesa na Economia Mundial: Comércio, Turismo, Cooperação e Desenvolvimento http://www.uc.pt/en/feuc/eea/diplomas/curso_formacao_china