CURSO DE DIPLOMACIA CORPORATIVA

OBJETIVO

As profissões como “reservas de mercado” estão desaparecendo, os indivíduos estão virando “marcas” e sendo certificados pelo seu capital intelectual, social e psicológico. Muitos egressos de diferentes cursos de graduação necessitam globalizar o seu currículo. A expectativa de vida e a idade da aposentadoria ampliaram e com isso muitas oportunidades para a geração X e Y tem surgido, mas nota-se que muitos egressos de diferentes áreas de conhecimento não possuem uma formação que leve em consideração a dinâmica internacional, as relações com investidores assim como as relações institucionais e governamentais.

O curso trata da qualificação e tradução de demandas públicas e privadas em possibilidades de negócios internacionais nas mais diversas áreas. Toma em consideração a transposição de barreiras tarifárias e não tarifárias, onde se incluem aspectos culturais, as práticas e procedimentos do comércio exterior, da transferência de tecnologia, dos sistemas financeiros e jurídicos internacionais, na elaboração de requisitos, na gestão de processos e na análise de viabilidade e de riscos. O curso capacitará o aluno a compreender as principais dinâmicas da economia global e a identificar os maiores riscos e oportunidades para empresas. Além disso, terá acesso aos parâmetros éticos e culturais do ambiente global de negócios e às variações regionais e locais importantes para cada empresa.

O Programa “Master in Corporative Diplomacy” vem preencher uma lacuna na formação de profissionais que possam atuar no campo da diplomacia corporativa, pois, tem como missão: capacitar os ingressantes a adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para desenhar e gerenciar a política externa corporativa das empresas. Para tanto o Programa contempla conhecimentos multidisciplinares, somados a habilidades e atitudes de: liderança, negociação, comunicação e relacionamento interpessoal para atuarem em empresas privadas, multinacionais ou não, ONGs, agências governamentais, instituições internacionais, consultorias, agências de recursos humanos e instituições financeiras.

  • O curso contará com professores renomados em sua área profissional em empresas de destaque e contato intensivo com diplomatas-corporativos em atuação no mercado e CEOs de grandes empresas nacionais e internacionais.
  • O TCC – será em um formato de criação de um Projeto STARTUP.
  • Os Módulos podem ser realizados independentemente.
  • Realizando os 3 (Três). Módulos conquistará o título de MASTER IN CORPORATIVE DIPLOMACY e estará apto para prestar o Exame do CDC CERTIFICAÇÃO EM DIPLOMACIA CORPORATIVA.

Curso oferecido pelo IRICE, Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior. Fundado pelo ex-embaixador Rubens Barbosa, a organização promove estudos e debates sobre os diferentes aspectos das relações internacionais, contribuindo, assim, para o exame de formas de reinserção do Brasil na economia global e nos fluxos dinâmicos do comércio internacional.

PÚBLICO ALVO

  • Executivos e empreendedores que necessitam de qualificação específica de alta qualidade orientada para a prospecção e gestão de negócios internacionais e,
  • Estudantes egressos de cursos de graduação para atuarem nas múltiplas esferas da Diplomacia Corporativa dentre diversos setores, tais como agricultura, indústria e comércio.

METODOLOGIA

O Curso é composto de 3 (três). Módulos. Ao final, o aluno receberá o título de MASTER IN CORPORATIVE DIPLOMACY e estará apto para prestar o Exame de CDC – CERTIFICAÇÃO EM DIPLOMACIA CORPORATIVA.

 Linhas de Pesquisa:

O curso tem 2 (duas) linhas de pesquisa: [1] International Relations & Creative Economics, [2] – Corporative Diplomacy & International Negociation.

Duração: 3 semestres / Um Módulo a cada semestre.

Titulação curso: Cada Semestre poderá ser cursado isoladamente.

Titulação Pós Graduação Lato Sensu: Ao cursar os três módulos será emitido um quarto Certificado, o de Especialista em Diplomacia Corporativa (Pós-Graduação Lato Sensu)

CDC – Certificação em Diplomacia Corporativa:  Para obter Certificação o candidato deverá ter cursado os três módulos e realizado o Exame CDC-IRICE.

Todos os matriculados no curso terão uma entrevista ao início e uma avaliação ao final de cada módulo. O instrumento de avaliação tem como paradigmas os conceitos que norteiam o GLOBAL MINDSET.

  • Equipe de professores:
  • Clique aqui para ver o mini currículo dos professores.

PROGRAMA

O Master in Corporative Diplomacy é um Curso de Especialização Lato Sensu tem o total de carga horária de 488 horas e sua integralização é de 3 (três) semestres. Cada módulo é composto de 6 (seis) disciplinas presenciais (a cada quinze dias) e 1 disciplina semipresencial.  Os módulos são os seguintes:

Módulo I – INTERNATIONAL BUSINESS AND CORPORATIVE DIPLOMACY

Módulo II –  GLOBALIZATION AND RISK ANALYSIS

Módulo III – STAKEHOLDER MANAGEMENT

INVESTIMENTO:

* Sob consulta: claudia@irice.com.br

PROCESSO SELETIVO

– Graduados em todas as áreas ( nível superior )

– Graduandos no último semestre

– Interessados em:

  • Capacitar-se para liderar processos de internacionalização corporativa, representar sua empresa e fechar negócios nos ambientes mais desafiadores;
  • Compreender as principais dinâmicas da economia global e aprender a identificar os maiores riscos e oportunidades para a sua empresa;
  • Elaborar cenários para empresas de diferentes setores e tamanhos e aprender como posicionar sua empresa para vencer a concorrência nos mercados mais lucrativos;
  • Saber o que trazer para a mesa de negociações com parceiros potenciais e como avaliar opções de parceria;
  • Informar-se sobre os parâmetros éticos e culturais do ambiente global de negócios e como compreender variações regionais e locais importantes para sua empresa;
  • Organizar e participar de missões comerciais no Brasil e no exterior;
  • Participar de diálogos com líderes brasileiros de empresas globais e aprender com aqueles que reposicionaram as marcas mais conhecidas do mercado.

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.

COORDENAÇÃO

Cláudia Gonçalves Galaverna = claudia@irice.com.br

Para mais informações preencha o formulário