Diretoria

Diplomata de carreira, consultor de empresas e mestre em Política Internacional pela London School of Economics and Political Science, o Embaixador Rubens Barbosa ocupou muitos cargos no Governo brasileiro e no Ministério das Relações Exteriores: Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda; Representante Permanente do Brasil junto à Associação Latino Americana de Integração (ALADI); Subsecretário-Geral de Integração, Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores; e Coordenador da Seção Brasileira do Grupo do Mercosul.

Foi Embaixador do Brasil em Londres, de janeiro de 1994 a junho de 1999, e em Washington, D.C., de junho de 1999 a março de 2004. Quando em Londres, ocupou por cinco anos o cargo de Presidente da Associação dos Países Produtores de Café (APPC).

O Embaixador Barbosa escreve regularmente em O Estado de S. Paulo e em O Globo e é autor de inúmeros ensaios e de quatro livros, entre os quais destacam-se: “Panorama Visto de Londres”, que trata de política externa e econômica; “Integração Econômica da América Latina”; e “The Mercosur Codes”, publicado pelo Britsh Institute of International and Comparative Law  Foi editor dos seguintes volumes: “O Brasil dos Brasilianistas”, “Mercosul e a Integração Regional”, “O Dissenso de Washington” e “Interesse Nacional e Visão de Futuro”.

Rubens Barbosa é hoje consultor de negócios e ocupa, entre outros, os cargos de Presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP, Presidente do Conselho Deliberativo da SOBEET (Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica), além de integrar diversos outros Conselhos, como da empresa CSU CardSystem S.A e da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

É membro do Gacint – Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP, Presidente Emérito do CEBEU – Conselho Empresarial Brasil – Estados Unidos e Editor responsável da Revista Interesse Nacional.

Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com tese sobre o desenvolvimento de tecnologias negociais pelo México durante as tratativas do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).  Mestre em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy e em Economia Aplicada Agrária pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP). MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela CODIMEC/IBMEC/FGV. Especialização em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância pela Universidade de Harvard. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP) e em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP. Atualmente é pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e coordenador adjunto e do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional (GACInt) junto ao IRI-USP.

 

Paulo Bilyk é o chief investment officer da Rio Bravo Investimentos, além de ter sido um dos sócios-fundadores da empresa em 2000.  Nessa função Paulo coordena todas as 6 estratégias de investimentos oferecidas pela Rio Bravo a seus clientes: Renda Variável, Crédito, Investimentos Imobiliários e Multi-Assets e Portfolios.

É membro da diretoria executiva da empresa e de seu comitê de remuneração, ao lado de Carlos Henrique Zanvettor (CEO), Mario Fleck (CCO) e Gustavo Franco (Estrategista Chefe).

Anteriormente, Paulo foi sócio e diretor executivo do Banco Pactual (atualmente BTG Pactual), onde dirigiu o departamento de finanças corporativas, que passou a integrar em 1992 como associado. Nessa atividade Paulo assessorou grandes e médias empresas no Brasil em aquisições e vendas de ativos, operações de mercados de capitais e reestruturações de dívidas.   Desde 2010 Paulo é membro do conselho supervisor da Fletcher School of Law and Diplomacy da Tufts University.

Paulo participa da organização não-governamental Parceiros da Educação, através da qual o setor privado tenta ajudar a melhorar a qualidade da escola pública. É  presidente da AME Campos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão e é conselheiro do Instituto ABCD, que apoia iniciativas educacionais para jovens com dislexia.

 

.

Lourival Sant´Anna

Diretor Vice Presidente

Jornalista, Escritor e Palestrante   –   Mestre em Jornalismo pela Universidade de São Paulo – 2007;

Especialista em geopolítica e contemporaneidade da Latitudes Viagens de Conhecimento – desde 2017;  Colunista do Estadão — desde 2016;   Analista internacional da Rádio CBN — desde 2015;

Fez reportagens em 70 países.   Reportagens no Brasil sobre temas políticos, econômicos, sociais e ambientais.  Artigos de análise e opinião.  Palestras sobre jornalismo e temas internacionais.

Livros Publicados:  MINHA GUERRA CONTRA O MEDO – Amazon -2019;   O DESTINO DO JORNAL – Editora Record – 2008;   VIAGEM AO MUNDO DOS TALEBAN – Geração Editorial – 2002

 

Trazendo em seu currículo 23 anos de experiência como CEO, Maciel fez vários cursos de formação em administração e negócios na Harvard Business School (EUA), Universidade do Tennessee (EUA), e IMD (Suiça). Seu sucesso é oriundo da sua capacidade de montar e desenvolver equipes de alta performance, às suas habilidades de negociação e, principalmente, a sua determinação na busca de resultados e cumprimento de metas. Entre as empresas que liderou estão o Grupo Itamaraty, Ford, Suzano Papel e Celulose, e CAOA.

É Conselheiro do Grupo Marfrig e foi Conselheiro, por 11 anos, da multinacional ADM (Archer Daniels Midland) além de ter atuado em diversos conselhos corporativos e sem fins lucrativos.

Em 15 de dezembro de 2016, Maciel encerrou um ciclo de 36 anos de trabalho como executivo de empresas. Desde o início de 2017, ele está atuando como empresário nos setores de pecuária, biotecnologia e energia renovável.

Colaboradores

Voluntários – Articulistas
Representante em Brasilia – Lara Maia Rio Lima Silveira, Bacharelanda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasilia (UnB)
Fernando Lamego Jr., consultor

Claudia G. Galaverna  – Cursos – Diplomacia Corporativa & Empreendedorismo

Fernanda Magnotta – professora e coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP e pesquisadora do NEAI-UNESP e do NEPEU

Programação
Rosa Maria Barcellos