Missão

Sua missão é fortalecer os valores democráticos e o livre comércio. Ao promover estudos e debates sobre os diferentes aspectos das relações internacionais, o IRICE contribuirá para o exame de formas de re-inserção do Brasil à economia global e aos fluxos dinâmicos do comércio internacional”

IRICE

INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR

Falta em São Paulo uma instituição aglutinadora que possa mobilizar diferentes setores da sociedade civil para discutir, do ponto de vista do interesse nacional e com visão de futuro, políticas na área externa e de comércio exterior.

São Paulo é a 19ª maior economia do mundo, a 2ª maior economia da América do Sul (atrás do Brasil) e a 3ª da América Latina, depois de Brasil e México.

É o maior pólo de atração de investimentos na America Latina e conta com a maior concentração de corporações multinacionais em todo o continente.

A despeito dessa relevância, é difícil explicar a inexistência na capital paulista de um espaço para discutir questões sobre política externa e comércio exterior como o CARI (ARG), Chatham House (Reino Unido), CFR, CSIS e o Aspen Institute (Estados Unidos).

A marginalização do Brasil no cenário internacional representa hoje um problema para as empresas, o que requer um esforço específico para encontrar formas de superá-la.

Recuperar a projeção externa e reinserir-se nos fluxos dinâmicos do comercio exterior são os maiores desafios que a nação enfrenta.

A crescente presença brasileira em fóruns internacionais, inclusive nas áreas de comércio e meio ambiente, cria uma demanda interna, para empresas e para diferentes setores da sociedade (indivíduos, estudantes, universidades interessados), que poderia ser atendida pela criação de um centro de estudos de relações internacionais e de formulação de propostas para fomentar o comércio exterior.

Faltam, no Brasil, entidades da sociedade civil que questionem e exerçam influência junto ao governo para que modifique políticas em curso ou adote as mais recomendáveis.

É relevante, assim, a criação de uma entidade que denote valor instrumental para a comunidade de negócios localizada no estado e que suscite a atenção dos responsáveis pela agenda externa do país.

 

Sem Fins Lucrativos

INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR

destina-se a ser uma entidade independente e totalmente desvinculada de partidos e grupos de interesse.  O IRICE abstém-se de assumir posições oficiais em matéria de políticas e não se guiará pelas preferências políticas ou ideológicas de seus interlocutores.

Inicialmente, o Conselho funcionará de forma virtual, oferecendo um espaço para a discussão de temas da agenda externa do Brasil. A direção do Conselho será do Embaixador Rubens Barbosa, tendo sido constituído, também,  um Conselho Consultivo integrado por personalidades da sociedade civil que se interessem pela discussão de questões de política global e de comércio exterior.

O IRICE se propõe a receber visitantes de passagem por São Paulo, bem como promover encontros para discutir temas relevantes de política externa e de comércio exterior, de interesse direto dos agentes econômicos. O Instituto reunirá pensadores e operadores de relações e negócios internacionais (corporações públicas e empresas privadas, associações empresariais, consultorias, universidades, imprensa, sociedade civil em geral).

O Instituto  se soma ao grupo de instituições não acadêmicas que se dedica, sob diferentes formas e prioridades, ao acompanhamento de assuntos de relações internacionais e de política externa do Brasil – tais como o CEBRI, no Rio de Janeiro, e o GACINT, vinculado à USP, ou de comércio internacional, na linha do Centro de Comércio Internacional da FGV de São Paulo. Poderá, também, patrocinar Forças-Tarefa Independentes que poderão produzir relatórios com diagnósticos e recomendações de política sobre os principais temas da política externa.  Com o mesmo intuito, poderá associar-se a instituições estrangeiras com objetivos semelhantes, como o Aspen Institute, para promover reuniões sobre política externa e comércio exterior ou outras a serem definidas de comum acordo. Nesses casos, o IRICE discutirá previamente as formas operacionais de colaboração e um programa de trabalho que possa beneficiar as entidades envolvidas.

“O IRICE é um think tank independente, sem vinculação com partidos ou grupos de interesse e voltado para discutir os interesses políticos e econômicos do Brasil com visão de futuro.”