Missão

Sua missão é fortalecer os valores democráticos e o livre comércio. Ao promover estudos e debates sobre os diferentes aspectos das relações internacionais, o IRICE contribuirá para o exame de formas de re-inserção do Brasil à economia global e aos fluxos dinâmicos do comércio internacional”

IRICE

INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR

Faltava em São Paulo uma instituição aglutinadora que pudesse mobilizar diferentes setores da sociedade civil para discutir, do ponto de vista do interesse nacional e com visão de futuro, políticas na área externa e de comércio exterior.

São Paulo é a 19ª maior economia do mundo, a 2ª maior economia da América do Sul (atrás do Brasil) e a 3ª da América Latina, depois de Brasil e México.

É o maior pólo de atração de investimentos na America Latina e conta com a maior concentração de corporações multinacionais em todo o continente.

A despeito dessa relevância, é difícil explicar a inexistência na capital paulista de um espaço para discutir questões sobre política externa e comércio exterior como o CARI (ARG), Chatham House (Reino Unido), CFR, CSIS e o Aspen Institute (Estados Unidos).

A marginalização do Brasil no cenário internacional representa hoje um problema para as empresas, o que requer um esforço específico para encontrar formas de superá-la.

Recuperar a projeção externa e reinserir-se nos fluxos dinâmicos do comercio exterior são os maiores desafios que a nação enfrenta.

A crescente presença brasileira em fóruns internacionais, inclusive nas áreas de comércio e meio ambiente, cria uma demanda interna, para empresas e para diferentes setores da sociedade (indivíduos, estudantes, universidades interessados), que poderia ser atendida pela criação de um centro de estudos de relações internacionais e de formulação de propostas para fomentar o comércio exterior.

Faltam, no Brasil, entidades da sociedade civil que questionem e exerçam influência junto ao governo para que modifique políticas em curso ou adote as mais recomendáveis.

É relevante, assim, a criação de uma entidade que denote valor instrumental para a comunidade de negócios localizada no estado e que suscite a atenção dos responsáveis pela agenda externa do país.

 

Sem Fins Lucrativos

INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR

destina-se a ser uma entidade independente e totalmente desvinculada de partidos e grupos de interesse.  O IRICE abstém-se de assumir posições oficiais em matéria de políticas e não se guiará pelas preferências políticas ou ideológicas de seus interlocutores.

o Conselho oferece um espaço para a discussão de temas da agenda externa do Brasil. Cabe ao Embaixador Rubens Barbosa a direção do Conselho, tendo sido constituído, também,  um Conselho Consultivo integrado por personalidades da sociedade civil que se interessem pela discussão de questões de política global e de comércio exterior.

O IRICE se propõe a receber visitantes de passagem por São Paulo, bem como promover encontros para discutir temas relevantes de política externa e de comércio exterior, de interesse direto dos agentes econômicos. O Instituto reúne pensadores e operadores de relações e negócios internacionais (corporações públicas e empresas privadas, associações empresariais, consultorias, universidades, imprensa, sociedade civil em geral).  Soma-se ao grupo de instituições não acadêmicas que se dedicam, sob diferentes formas e prioridades, ao acompanhamento de assuntos de relações internacionais e de política externa do Brasil – tais como o CEBRI, no Rio de Janeiro, e o GACINT, vinculado à USP, ou de comércio internacional, na linha do Centro de Comércio Internacional da FGV de São Paulo. Poderá, também, patrocinar Forças-Tarefa Independentes que poderão produzir relatórios com diagnósticos e recomendações de política sobre os principais temas da política externa.  Com o mesmo intuito, poderá associar-se a instituições estrangeiras com objetivos semelhantes, como o Aspen Institute, para promover reuniões sobre política externa e comércio exterior ou outras a serem definidas de comum acordo. Nesses casos, o IRICE discutirá previamente as formas operacionais de colaboração e um programa de trabalho que possa beneficiar as entidades envolvidas.

“O IRICE é um think tank independente, sem vinculação com partidos ou grupos de interesse e voltado para discutir os interesses políticos e econômicos do Brasil com visão de futuro.”