IRICE

Nosso propósito é aglutinar setores da sociedade de São Paulo para discutir os interesses do País e sua estratégia de inserção internacional.

PROPOSTA

A despeito de sua centralidade econômica e política, o estado de São Paulo carece de uma instituição dedicada à discussão da inserção Internacional do Brasil. Em particular, precisamos discutir com profundidade e objetividade temas de política externa e de comércio exterior que afetem o ambiente de negócios e as empresas brasileiras, nos moldes do que fazem renomados think tanks Internacionais, como a ChathamHouse (Reino Unido), o Council on Foreign Relations, o Center for Strategic and International Studies e o AspenInstitute (todos nos Estados Unidos) e o CARI—Conselho Argentino de Relações Internacionais.

Em vista disso, estou constituindo o IRICE—INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO  EXTERIOR, com o propósito de aglutinar diferentes setores da sociedade de São Paulo para discutir os interesses do País e sua estratégia de inserção internacional. O IRICE terá um olhar para o futuro. Dentre seus objetivos, pretende estruturar o debate nacional sobre a evolução das relações internacionais, de um lado, e sobre a inserção internacional do Brasil, de outro. Será uma referência no debate nacional da política externa brasileira e da agenda de reformas estruturais com vistas a preparar nossas empresas para os sobressaltos que nos chegam do exterior e para torná-las mais competitivas e realmente globais.  No escopo de suas atividades, o Instituto aspira a disseminação de uma visão objetiva dos desafios e oportunidades enfrentados pelo país e pelas empresas estabelecidas em sua região mais dinâmica e globalizada. Privilegiará os aspectos voltados aos interesses empresariais, governamentais e da sociedade paulista, na justa medida do seu potencial e de suas necessidades.

O IRICE é um fórum privilegiado para a discussão de temas da agenda externa do Brasil. Receberá visitantes internacionais de passagem por São Paulo e promoverá reuniões e, inicialmente, encontros virtuais para discutir temas relevantes aos seus stakeholders.

Parcerias com organizações análogas e com organismos intergovernamentais para promover reuniões, seminários e estudos  vêm sendo desenvolvidas pelo Instituto nas áreas de  política externa brasileira; comércio exterior e negociações comerciais; competitividade, inovação e internacionalização de empresas; investimento e negócios transnacionais; energia, meio-ambiente e mudança climática; terrorismo, epidemias e crises migratórias; segurança internacional e defesa nacional.

O IRICE iniciou suas atividades em abril de 2016 como uma entidade privada, sem fins lucrativos, independente e inteiramente desvinculada de partidos políticos e grupos de interesse. O Instituto é  presidido pelo Embaixador Rubens Barbosa e é gerido por um Conselho Consultivo, do qual fazem parte algumas das mais destacadas lideranças do mundo empresarial, político e cultural de São Paulo.